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Novo funil de Marketing: o que muda e como se preparar para o futuro

o funil de vendas do marketing acompanha as mudanças nos hábitos de consumo

Para conseguir alcançar os seus objetivos, as empresas estão procurando novas técnicas para acompanhar seus consumidores. Durante anos, os profissionais usaram o funil de marketing tradicional, no qual os clientes passavam por uma jornada de compra.

Contudo, uma nova metodologia foi desenvolvida para alcançar os novos consumidores, pois a forma de compra está mudando. O objetivo é priorizar o relacionamento com o cliente para garantir o sucesso da sua empresa futuramente.

Compreendendo esse cenário, nós, da Vanguarda, trouxemos informações importantes que vão ajudar a revolucionar o marketing e o funil de vendas da sua empresa. Acompanhe até o final!

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Mas afinal, o que é o novo funil de marketing?

O novo funil de marketing é uma técnica inovadora para alcançar os clientes. Ela consiste em multicanais que proporcionam boas experiências, além de personalizar cada etapa de compra dos produtos aos novos consumidores.

Ao contrário do funil tradicional, a jornada do cliente não é encerrada após concluir a etapa de compra, porque há uma continuação do serviço: apoio ao cliente e a conservação do produto. Além disso, o próprio consumidor conduz o processo de acordo com a sua expectativa.

Por isso, é importante que as empresas não se mantenham às práticas antigas, pois é possível que o seu negócio seja prejudicado futuramente.

Os seus clientes são peças fundamentais para a empresa, pois eles contribuem no crescimento da organização, e como os consumidores estão em constante evolução, é importante que as técnicas de marketing digital se adaptem a esses novos processos.

Características do novo funil de marketing

O conceito do novo funil de marketing consiste em se adaptar ao momento de cada cliente, pois o funil se subdivide em etapas. Ele compreende que determinadas pessoas precisam de argumentos, ações e soluções para cada momento de suas vidas.

O funil de marketing foi estendido para completar e tornar mais eficiente o tradicional, com novas etapas para possibilitar caminhos inovadores para a empresa e os seus consumidores.

As antigas etapas do funil (Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão) permanecem na jornada. Contudo, elas foram complementadas com quatro novos estágios: adoção, retenção, expansão e engajamento.

No entanto, é importante saber como funciona o novo funil de marketing, assim você consegue preparar sua empresa para os mercados futuros, garantindo o crescimento e reconhecimento da marca.

Como funciona o novo funil de marketing?

Adoção

Nesta etapa do funil, o objetivo é garantir soluções de sucesso e estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente. Esse processo é feito por meio dos recursos onboarding.

Por isso, é importante cumprir todas as promessas que foram feitas durante a jornada de pré-venda, para não correr o risco de perder a venda.

O indicado, é disponibilizar tutoriais, guias e instruções sobre o produto, principalmente se for complicado de usar. Mostrando a importância e a utilidade dos conteúdo. Dessa forma, o potencial cliente se sente valorizado, permanecendo sempre ao lado da empresa.


Retenção

Na etapa da retenção, é importante ir além das expectativas dos clientes na hora de utilizar o produto. É fundamental que o consumidor consiga resolver o seu problema por meio da solução que ele adquiriu.

A ideia é mostrar as melhorias, sempre estando ao lado do cliente. Neste momento, o consumidor deve aprender como utilizar os instrumentos que foram disponibilizados.

Por isso, mostre como os outros fazem, oferecendo dicas, atualizações e alguns conteúdo educacionais que vão ajudar no processo. Além disso, o time de vendas pode dar suporte para os clientes durante o momento. O objetivo principal é garantir satisfação e sucesso!


Expansão


Neste momento, é hora de aprender com o cliente para descobrir novas soluções para os problemas que ele possa ter.

Se você conseguiu chegar nessa etapa junto com o cliente, é provável que seus consumidores estejam bastante engajados no processo. E o principal é que ele tenha alcançado o seu objetivo, mas não quer parar por aí.

É nessa hora que a etapa de expansão entra, pois é possível ampliar os planos, ou até mesmo a contratação de novos produtos que contribuam para o maior resultado.


Engajamento

No engajamento, o cliente satisfeito é capaz de defender, influenciar e, principalmente, gerar novos leads para entrarem essa jornada de compra pelo topo do funil.

Nesse momento, você pode contar com a lealdade dos seus clientes, pois eles podem transmitir mensagens positivos sobre a marca e os produtos à outras pessoas. Dessa forma, você consegue usar os resultados positivos ao seu favor.

O novo funil do marketing possibilita que sua marca esteja presente em diversos canais da jornada, proporcionando o maior reconhecimento da empresa dentro do mercado onde ela atua. Por isso, é fundamental seguir esses passos, pois o funil tradicional não está mais gerando resultados positivos dentro da realidade que estamos vivendo.

Apesar de ser uma tarefa complexa, não significa que seja impossível. O novo conceito do funil de marketing está proporcionando as melhores relações com os clientes, pois consegue atender às necessidades específicas dos consumidores.

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