Tráfego orgânico ou pago? Saiba qual é melhor para a sua empresa

Tráfego orgânico ou pago? Saiba qual é melhor para a sua empresa

Se você já usou da justificativa que hoje em dia tudo é encontrado na internet, saiba que essa cultura de “dar um Google” cada vez mais está se consolidando. Isso porque o meio digital tem a habilidade de armazenar muito mais informações e fazer com que elas cheguem em diversas pessoas e em todos os lugares do mundo.

Se você quer que as informações da sua empresa cheguem a um determinado número de potenciais clientes, é preciso definir se o melhor para seu site é o tráfego pago ou o tráfego orgânico.

“Mas como definir isso?”, você deve estar se perguntando. Acompanhe o artigo que a Vanguarda Comunicação Interligada elaborou para mostrar o que pode ser melhor o seu negócio.

Por que se importar com o tipo de tráfego na internet?

Imagine que você quer muito comprar um carro. Onde você busca saber sobre o assunto? Diretamente se deslocando a uma concessionária ou no smartphone que está na palma da sua mão? E quando você faz a busca no Google, provavelmente clica em uma das primeiras páginas, certo?

É através do tráfego recebido pelo site que ele acaba aparecendo na primeira página, resultando em relevância e credibilidade para o seu conteúdo.  

A importância do recebimento tráfego está relacionada à estratégia de Marketing Digital que sua empresa quer alcançar, como a necessidade de manter uma presença digital ou alavancar vendas através de e-commerce. Para entender melhor o que você precisa, observe os tipos de tráfego.

Tráfego pago

O tráfego pago já diz tudo: você deverá investir dinheiro para que seu site apareça nas primeiras páginas do Google como forma de anúncio. Essa pode ser uma estratégia eficiente se você dispor de recursos. O problema é que você pode não ter um resultado satisfatório na captação de leads se parar de fazer o pagamento para se manter no topo.

Os anúncios pagos são feitos através de serviços como o Google Ads e o Facebook Ads, de acordo com as palavras-chaves definidas na estratégia de Marketing. No caso do Google Ads, os anúncios aparecem na plataforma de pesquisa do Google. Já no caso do Facebook Ads, os anúncios aparecem na rede social do Facebook, direcionando os usuários para o conteúdo no seu site.

É importante enfatizar aqui que, embora o título do anúncio seja atraente, é essencial que seu conteúdo seja de qualidade para “prender” o usuário e torná-lo um potencial cliente para sua empresa. É com conteúdo de qualidade que o usuário avalia se aquele site realmente sabe do que está falando, ou seja, se é uma autoridade no ramo.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico não possui um custo direto, mas é uma estratégia de médio a longo prazo que “educa” o usuário para que ele se torne um cliente, através das etapas do funil de vendas. Falamos que não há um custo “direto” porque ainda sim há um custo. É preciso que seu site seja constantemente atualizado com conteúdos relevantes e que trabalhe palavras-chave estratégicas, entre outras práticas de SEO (otimização para mecanismos de busca).

Assim, o Google ranqueia a URL como importante e eleva seu site para o topo da página, indicando que seu domínio oferece conteúdos de qualidade. Esse trabalho chamamos de Marketing de Conteúdo. Uma vez que, além de textos escritos sobre assuntos que rodeiam seu ramo e atendem a uma estratégia, é preciso fazê-lo conforme o entendimento do Googlebot (robô do Google).


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Qual o melhor para minha empresa?

A melhor maneira de gerar tráfego para seu site é apostar em uma combinação de ambas as estratégias. Isso porque o Marketing de Conteúdo começa a gerar resultados de médio a longo prazo, e há assuntos que você pode dar um “empurrãozinho” na forma paga.

Tudo isso vai depender do que o profissional de Marketing avalia como estratégia para sua empresa, de acordo com os objetivos do seu negócio. No final, um custo ainda deverá ser investido na produção de conteúdo e a melhor maneira de você garantir que seu site seja bastante acessado é buscando profissionais que tenham conhecimento e experiência no assunto.

Uma agência de publicidade que oferece Inbound Marketing já conta com especialistas preparados para fazer todo o processo de atração de clientes para seu site. O que gera melhor fluidez e eficiência no processo, uma vez que a equipe está integrada em um objetivo e você não irá precisar buscar profissionais separados e alinhar tudo o que sua empresa precisa diversas vezes.
Este conteúdo te ajudou? Que tal continuar a leitura e se aprofundar mais no assunto acessando nosso post sobre Marketing de conteúdo: saiba quais profissionais contratar  

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