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Campanhas integradas: como elas podem alavancar o seu negócio?

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A comunicação é um fator necessário para qualquer negócio. Afinal, quem não se comunica não vende. É por isso que muitas empresas de marketing, assim como a Vanguarda Comunicação, estão se reinventando para aprimorar cada vez mais o alcance de resultados. Foi em uma dessas reinvenções que surgiu a ideia de agregar diversos canais com uma única mensagem, surgindo a metodologia de campanha integrada.

Campanhas integradas são eficientes na aquisição de resultados e podem ser grandes estratégias para gravar o seu negócio na mente do consumidor. Entenda o porquê.

O que é uma campanha integrada?

A campanha integrada é uma tática de divulgação de uma campanha publicitária em diversos canais escolhidos estrategicamente. Isso quer dizer que as peças publicitárias de TV, rádio, jornal, outdoor, redes sociais, rede de pesquisa, display, entre outras, deverão falar na mesma linguagem.

Na verdade, isso não quer dizer que todas as peças terão a mesma cara. Pelo contrário. A campanha integrada está relacionada com a estratégia de passar a mesma mensagem, mas adaptando a informação para cada meio de comunicação. Para entender melhor, pense que você não deveria ouvir no rádio exatamente o que ouve na TV. Afinal, na televisão você conta com recursos visuais para entender a mensagem.

Por isso, embora possa parecer “mais fácil” utilizar diversos canais para exprimir uma mesma intenção, esse tipo de campanha é baseado em ações e estratégias integradas de marketing. E isso envolve tanto a comunicação off (uso de mídias tradicionais), como o uso de técnicas do marketing digital.

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Marketing 360º

Quando as estratégias usadas por uma empresa englobam as diversas mídias, sejam elas online, sejam elas offline, podemos chamá-las de marketing 360º. O objetivo é alcançar o público-alvo por diversos canais, onde quer que ele esteja. Há uma sinergia que busca transmitir uma mensagem única aos consumidores.

Além disso, o marketing 360º compreende toda a jornada de compra do cliente – dos estágios de aprendizagem e descoberta até a decisão de compra -, educando e guiando os clientes, de forma que eles tenham a melhor experiência com a marca.

Exemplos de estratégias Online e Offline

Online

O marketing online não se restringe apenas ao envio de e-mails e publicação de anúncios pagos. Na verdade, vai muito além de disso. Como hoje em dia o público da web é cada vez maior, as estratégias também devem contemplar:

  • Websites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mails;
  • Anúncios, etc.

Entre os métodos mais eficientes para atrair clientes para o negócio está o Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração. Por meio dele, as empresas atraem clientes usando uma tática menos agressiva, utilizando conteúdos em troca dos dados do usuário. No final da jornada, é possível transformá-lo em cliente e trabalhar na sua fidelização.

Offline

Embora os meios digitais sejam imprescindíveis nos dias atuais, na comunicação integrada os canais convencionais não devem ser descartados. Afinal, ainda é grande o número de pessoas que circulam foram da web e sua empresa também precisa atrair esse público. No marketing offline, a estratégia também tem o mesmo objetivo, só que em canais diferentes:

  • Outdoors;
  • Panfletos;
  • Anúncios em jornais e revistas;
  • Anúncios em rádio e/ou televisão;
  • Mala direta, etc.

A principal diferença do on para o off é a possibilidade de mensuração de resultados. Nos investimentos em mídia online, é possível medir o retorno sobre o investimento de forma mais assertiva, além de possibilitar saber quais estratégias estão gerando mais resultados para o negócio.

Por que fazer uma campanha integrada?

Com uma campanha integrada sua mensagem será potencializada na mente do consumidor. Isso significa que ele será capaz de identificar seus elementos, cores e linguagem toda vez que ver sua marca. Com a mensagem gravada em sua mente, essa será uma das primeiras referências na hora da compra. Afinal, para a empresa estar em todo local significa que ela tem um “peso” no mercado.

Além disso, uma campanha integrada representa uma vantagem competitiva dentro do seu ramo e reforça o posicionamento da sua empresa com o público. Ainda não se convenceu? Um estudo da AdReaction, da empresa de comunicação Kantar Millward Brown, mensurou dados que provam a eficiência das campanhas integradas.

A pesquisa mostra que 34% das pessoas acreditam que a propaganda em multicanais é um bom lembrete da existência da marca, enquanto 26% acreditam que essa estratégia deixa uma forte impressão da empresa.

O estudo ainda mostra que campanhas integradas são 31% mais eficientes em construir marcas e 57% mais eficientes que campanhas não-integradas. E essa é uma visão mundial sobre a publicidade e propaganda. Já está pronto para começar a sua?

Como começar a investir em campanhas integradas

O primeiro passo para efetivar uma campanha é pensar em profissionais capacitados que possam executá-la. Isso quer dizer que uma campanha criativa que veicule em diversos canais e seja poderosa na mente dos consumidores precisa de um trabalho em equipe.

Geralmente, esse trabalho é encontrado em agências de comunicação interligada. Você não só precisa de uma ideia criativa, mas sim de designers e redatores para essa execução. Além de analistas de marketing que poderão pensar estrategicamente onde suas peças se encaixam são fundamentais, assim como pessoas conectadas com veículos de comunicação que poderão negociar o seu espaço nesses meios.

Pareceu muita coisa, certo? Por isso que um agência é a empresa ideal para te ajudar e orientar quanto às suas necessidades de divulgação. Acredite, você poupa mais recursos com um meio direto do que investindo separadamente em cada profissional especializado.

Viu como você pode aumentar a procura da sua marca com uma campanha integrada? Veja também 5 coisas que toda campanha criativa deve ter e melhore ainda mais a divulgação do seu negócio.

 

 

 

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