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Vendas online: saiba como aumentar o seu faturamento em 5 passos

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O mercado mudou, os hábitos de consumo também e o consumidor está muito mais exigente. Para acompanhar essa evolução, é preciso alcançar seus clientes de uma forma diferente: com as vendas online.

Dentre as vantagens de trabalhar com o e-commerce está a comodidade de não precisar se preocupar com a falta de espaço, um problema comum para os donos de lojas físicas. Além disso, a sua loja pode ganhar mais visibilidade com uma ajudinha das redes sociais.

Para vender pela Internet e ter bons resultados, é fundamental conhecer seu público-alvo.

Se até agora você não dava muita importância para sua presença online, está na hora de mudar isso. Afinal, nesse exato momento, o seu concorrente pode estar investindo pesado em marketing digital com anúncios patrocinados, produção de conteúdo e se tornando autoridade no seu segmento.

Confira na matéria quais os 5 passos para aumentar seu faturamento com vendas online e comece a lucrar já.

Vantagens de investir no online

Antes de sair impulsionando todos os seus posts no Instagram, é preciso avaliar seu modelo de negócio e planejar suas ações para serem efetivas. Sem um planejamento adequado, as estratégias não vão funcionar.

Quer um exemplo disso? É só pensar na viagem que você mais gostaria de fazer. Vamos explicar esse passo a passo seguindo essa ideia. Olha só:

  1. Pesquisar os voos mais vantajosos em tempo de duração e preço;
  2. Definir a data mais conveniente e por quanto tempo você vai permanecer no lugar;
  3. Arrumar as malas e separar tudo o que vai precisar, levando em conta o objetivo da viagem e o clima do local;
  4. Ir para o aeroporto pegar o avião para chegar ao seu destino.

Agora, imagine realizar essa mesma missão sem um planejamento adequado. Complicado, não é?

Quando falamos sobre planejamento para aumentar suas vendas online, o processo é basicamente o mesmo.

Para ficar ainda mais fácil de entender, vamos pegar esse mesmo exemplo da viagem para você aprender fazer o planejamento da sua empresa agora. Vamos lá?

Pesquisar os voos pode ser comparado à pesquisa de mercado. Analise seus concorrentes, tendências de consumo, o que está sendo falado e feito e o que gera bons resultados.

Ao definir a data podemos associar ao estabelecimento de metas a curto, médio ou longo prazo, dependendo do seu objetivo. De maneira prática, pode ser a duração da ação para aumentar as vendas, uma campanha ou mesmo o período para atingir um percentual recorde de crescimento.

A hora de arrumar as malas consiste em definir quais atividades são necessárias para fazer o planejamento andar. Criar o blog, alimentar as redes sociais e atualizar o site são exemplos de ações que põem o plano em movimento.

Você pode se interessar por: Inbound Commerce: será que vale a pena adotá-lo na sua empresa?

O momento esperado de ir ao aeroporto chega e com ele é hora de por em prática as ações planejadas.

Depois de feita, essa análise e redirecionamento de estratégias, chegou a hora de decolar. Seguindo esses passos, suas vendas vão melhorar e dar uma nova cara ao seu faturamento.

Cinco passos para aumentar seu faturamento

1. Invista em segurança

Este é, sem dúvida, uma prioridade quando o assunto é vendas online. É essencial que seu cliente se sinta seguro ao comprar de você e mais: é um direito dele que suas informações sejam mantidas em sigilo.

Lembre-se de que a segurança não é um diferencial da sua loja online – de produtos ou serviços. Ter um bom sistema de proteção é fundamental para evitar grandes prejuízos. A falta dele gera consequências gravíssimas.

2. Tenha um site responsivo

Outro aspecto que deixou de ser um diferencial para ser um requisito básico. É crescente o uso dos smartphones para executar diversas tarefas, dentre elas as compras online.

Um site responsivo adapta seu conteúdo a qualquer tipo de tela – computador e celulares. Esse fator é decisivo para finalizar a compra e torna a experiência do usuário mais confortável.

Um site tem mais chances de concluir compras – e por consequência aumentar a lucratividade – se estiver adaptado à necessidade do cliente. Talvez a não permanência do seu cliente no site se deva por conta desse motivo.

3. Invista na experiência do usuário

Seu cliente precisa entrar no seu site e querer ficar ali. Uma boa experiência de navegação é fácil e intuitiva. O ambiente virtual agradável deve estar organizado e, se possível, sem anúncios aparecendo na tela o tempo todo. Isso se torna irritante e faz o cliente fechar seu site e procurar outro.

Então muita atenção e zelo nessa hora. Capriche nas fotos e insira o máximo de informações que puder sobre seus produtos e serviços, como suas características e preço. Aliado a isso, proporcione uma navegação segura e eficiente.

Outra ação que afeta diretamente a sua lucratividade é o check-out. Otimize esse processo organizando a sua página e facilitando o pagamento para que a compra seja concluída o mais rápido possível, evitando assim o abandono de carrinhos. Disponibilize um número maior de formas de pagamento.

Pense também no atendimento ao cliente, que deve ser eficaz no pós-venda. Capriche na qualidade do que oferta e na entrega também. Dessa forma, seus compradores têm mais chances de se transformarem em clientes fiéis.

4. Seja visto na Internet

Invista em anúncios

São uma excelente estratégia para alcançar o público certo, no qual você deve focar. Familiarize-se com as ferramentas disponíveis, como o Google Ads, para desenvolver boas campanhas na hora de veicular sua publicidade pela Internet.

Leia também: agência de marketing digital: por que montar essa parceria?

Esteja presente nas redes sociais

De caráter versátil, as redes sociais atuam como vitrine e também como canal de atendimento.

Além disso, ainda ajudam a mapear tendências de comportamento e de consumo do seu público para entender sua demanda e também ver o que seus concorrentes estão fazendo.

Explore as funcionalidades de um perfil Business no Instagram e a ferramenta de anúncios do Facebook para deixar seu público bem segmentado e lançar anúncios mais certeiros.

5. Mensure os resultados

Tanto esforço precisa ser quantificado em dados. Valorize a mensuração de resultados e identifique possíveis problemas que estão atrapalhando o processo de compra dos seus clientes.

Essa análise permite verificar também se suas estratégias estão surtindo os efeitos esperados, além de manter o crescimento das vendas.

Recursos como o Google Analytics possibilitam que as empresas tenham acesso aos dados relacionados às suas atividades, tais como:

  • número de vendas;
  • quantas pessoas abandonam o carrinho;
  • tempo de permanência em uma página.

Eles ajudam a ter uma visão mais profunda e são a base para melhorias e mudanças.

Você viu até aqui o quanto é importante investir em estratégias sólidas e boas práticas para alavancar suas vendas pela Internet. Com elas, o seu negócio online se posiciona como referência no seu segmento de atuação, aumentando o seu faturamento e prolongando a vida útil da sua empresa.

Agora que você já sabe como aumentar suas vendas online, que tal saber como atrair clientes para o seu negócio usando as redes sociais?

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